Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
3º Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura começa hoje(14.11)
3º Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura começa hoje(14.11)
14/11/2007 09:27:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

O 3º Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura (ENALIHC) reunirá no campus da Unemat em Pontes e Lacerda, de 14 a 17 de novembro, alguns dos pesquisadores mais renomados do Brasil. Nesta edição, o ENALIHC vai abordar os temas: “Fronteira e Discurso”; “Instituição, escrita e subjetividade”; “Linguagem e Tecnologias”; “Estudos Lingüísticos e Povos Indígenas”; e “Linguagem e Diversidade Lingüística”.

Hoje à noite (14.11), na abertura do Encontro, haverá conferência "A produção do conhecimento no Brasil: uma topografia do centro e da periferia", com o professor Dr. Eduardo Guimarães (UNICAMP). Tabém está previsto lançamento dos livros: “Fronteiras Discursivas" organizado pelas professoras Olímpia Maluf-Souza e Neuza da Silva Zattar, com trabalhos científicos apresentados no 2º ENALIHC, “Atitudes Sociolingüísticas. Efeitos do processo migratório”, de Leila Bisinoto, e “Fronteira Discursiva: O Paralelo 13° e os sentidos da exclusão”, por Tânia Pitombo.

O evento é destinado a professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e docentes de ensino fundamental e médio que atuam na área. Serão quatro dias de conferências, mesas-redondas, comunicação individual e apresentação de painéis, pôsteres e banneres, sempre das 8h00 às 20h45.

No dia de encerramento, sábado (17.11), está prevista conferência "O controle político da representação e o sujeito da fronteira", com a professora Mônica Zoppi-Fontana (Unicamp). Posteriormente, haverá fórum de encaminhamentos e encerramento, reunindo: Eduardo Guimarães (Unicamp), Ana Di Renzo, Olímpia Maluf, Eliana de Almeida, Prof. José Leonildo Lima (Unemat).

O Encontro é desenvolvido pelo CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem), sendo a comissão organizadora composta pela coordenação do Centro e por professores do Departamento de Letras do campus sede do evento. A intenção é que aconteça a cada dois anos em um dos cinco Câmpusque oferecem curso de Letras: Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

Todos os participantes receberão o certificado com carga horária de 40 horas. Outras informações, acesse a página do evento: www.unemat.br/enalihc/.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada